5 min read

POR TRÁS DA DETERMINAÇÃO DE LULA PARA CONQUISTAR SEU ÚLTIMO MANDATO NA ELEIÇÃO DECISIVA DO BRASIL

POR TRÁS DA DETERMINAÇÃO DE LULA PARA CONQUISTAR SEU ÚLTIMO MANDATO NA ELEIÇÃO DECISIVA DO BRASIL

Por The Guardian -Tom Phillips- 27 de setembro de 2026, 8h00 BST

Um velho amigo conta sobre a obsessão do presidente pela justiça social e seus temores em relação ao futuro do país sob um novo governo Bolsonaro. Em 1º de janeiro de 2023, poucas horas depois de tomar posse para seu terceiro mandato como presidente do Brasil, um faminto Luiz Inácio Lula da Silva escapou de uma recepção comemorativa repleta de políticos e diplomatas para fazer um lanche com um de seus amigos mais antigos.

“Este é o seu penúltimo mandato”, recorda o amigo, o teólogo e escritor dominicano Frei Betto, ter dito a Lula enquanto os dois conversavam e comiam em uma sala reservada do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Betto conta que Lula riu da provocação e respondeu:

“Não, Betto! É o último. Estou acabado!”

Mas o teólogo não se convenceu.

“Tenho certeza de que, daqui a quatro anos, você vai se candidatar novamente”, garantiu ele ao veterano político de esquerda durante aquela conversa de 40 minutos.

“E, veja só, ele realmente fez isso”, acrescentou Betto no mês passado, quando sua previsão se confirmou.

No dia 4 de outubro, poucas semanas antes de completar 81 anos, Lula buscará estender sua lendária carreira política de cinco décadas naquela que será sua sétima eleição presidencial desde sua primeira candidatura, em 1989.

Lula disputou três eleições sem sucesso antes de finalmente fazer história, em 2002, ao se tornar o primeiro presidente eleito do Brasil oriundo da classe trabalhadora. Ele foi reeleito em 2006.

Em 2022, protagonizou um retorno político extraordinário, derrotando o presidente de extrema direita Jair Bolsonaro e, uma semana depois de iniciar seu terceiro mandato, enfrentando uma tentativa de golpe de Estado atribuída a seus adversários.

Quatro anos depois, Lula enfrentará o filho de Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, senador, na eleição de outubro. Segundo as pesquisas citadas pelo jornal, os dois aparecem muito próximos.

“Honestamente, não vejo como podemos perder esta eleição. Realmente não vejo”, disse Lula recentemente em um podcast, embora analistas afirmem que a disputa esteja apertada demais para uma conclusão antecipada.

Durante um comício recente no Nordeste, região tradicionalmente associada a Lula, que nasceu em uma família pobre do interior em 1945, Bolsonaro declarou:

“Vocês estão diante do próximo presidente do Brasil.”

Frei Betto, cujo nome completo é Carlos Alberto Libânio Christo, continua confiante de que seu companheiro de mais de quatro décadas vencerá por uma margem estreita e conquistará um último mandato presidencial.

“A política é sua vocação”, afirma Betto sobre Lula. “Ele é um animal político — respira política 25 horas por dia.”

Mas o ativista social teme que, se sua previsão estiver errada, as consequências para os 214 milhões de brasileiros sejam graves.

“O que está em jogo é o retorno de um governo neofascista que lavou as mãos durante a pandemia e tratou como algo insignificante a morte de 700 mil pessoas no Brasil por Covid-19”, afirma Betto, referindo-se ao governo de Jair Bolsonaro, cuja resposta à pandemia e oposição às medidas de vacinação foram amplamente responsabilizadas pela elevada mortalidade.

A maior preocupação de Betto é que um segundo governo Bolsonaro ajude Donald Trump a ampliar sua influência sobre a América Latina, onde, segundo ele, Washington tenta reafirmar sua predominância por meio do que vem sendo chamado de “Doutrina Donroe”.

O episódio mais dramático dessa campanha, segundo Betto, ocorreu em janeiro, quando forças especiais dos Estados Unidos invadiram a Venezuela, sequestraram o presidente Nicolás Maduro e, na prática, assumiram o controle do governo que ele deixou para trás.

Cuba, que Betto visita regularmente desde que se tornou amigo de Fidel Castro após conhecê-lo em 1980, também estaria na mira de Trump. Os Estados Unidos vêm tentando derrubar o governo comunista cubano por meio do estrangulamento econômico e do corte no fornecimento de combustível.

Betto, de 82 anos, acredita que um novo governo Bolsonaro significaria uma “alinhamento completo com os Estados Unidos”.

“Seríamos o que a Venezuela é hoje: um protetorado americano”, afirma. “Haveria uma onda devastadora de privatizações, e as questões sociais piorariam muito. Governos de direita estão concentrados nas elites, nos mercados financeiros, e não se preocupam com o povo.”

Nesta semana, a campanha de Lula acusou Trump de tentar “colonizar” o Brasil e de procurar influenciar a eleição em favor de Bolsonaro para obter acesso aos recursos naturais brasileiros.

O teólogo também teme que uma vitória de Bolsonaro represente um duro golpe para a democracia que ele e Lula tentavam defender quando se tornaram amigos, no início dos anos 1980, na região industrial de São Paulo.

Embora a tentativa de golpe de 2023 tenha fracassado, Betto acredita que o fato de o Brasil não ter responsabilizado adequadamente os envolvidos nos abusos cometidos durante o regime militar de 1964 a 1985 deixou aberta a possibilidade de futuras tentativas de tomada do poder.

“O problema é que não investigamos os crimes da ditadura da mesma forma que Chile, Argentina e Uruguai fizeram”, afirma. “Existe um forte resíduo autoritário nas Forças Armadas brasileiras que poderia ressurgir a qualquer momento.”

Os civis e militares responsáveis pela tentativa fracassada de golpe de 2023 foram presos, julgados e condenados durante o terceiro mandato de Lula.

O principal líder da tentativa, Jair Bolsonaro, recebeu uma pena de 27 anos de prisão — razão pela qual seu filho mais velho busca a Presidência em seu lugar.

“Tudo isso poderia ser revertido com a eleição de Flávio Bolsonaro, porque ele teria o poder de conceder perdão a essas pessoas”, afirma Betto.

Antes da eleição de 2022, houve uma forte manifestação de preocupação, tanto no Brasil quanto no exterior, diante dos planos considerados autoritários de Bolsonaro.

Betto, que conhece pessoalmente os perigos de um regime autoritário, afirma não perceber atualmente o mesmo nível de alarme diante da possibilidade de o filho de Bolsonaro chegar ao poder.

Betto foi preso duas vezes durante a ditadura brasileira. Na primeira, passou 15 dias sendo espancado em uma instalação do serviço secreto da Marinha, no Rio de Janeiro. Depois, permaneceu quase quatro anos preso em São Paulo por ajudar dissidentes políticos a fugir do país.

“Honestamente, a possibilidade de viver novamente sob uma ditadura é realmente aterrorizante”, afirma. “As únicas pessoas que poderiam pensar que uma ditadura é algo bom são aquelas que nunca viveram isso pessoalmente, como eu vivi.”

Betto afirma que parte da responsabilidade pelo avanço da direita radical está com a própria esquerda, que perdeu espaço para igrejas evangélicas e forças conservadoras entre comunidades pobres, onde ativistas católicos de esquerda como ele já tiveram forte presença.

“Precisamos voltar para as favelas”, diz. “Precisamos voltar para as áreas rurais. Precisamos voltar para todos os lugares onde vivem pessoas marginalizadas ou excluídas.”

O escritor também demonstra preocupação com o fato de Lula — que completaria 85 anos ao final de um eventual quarto mandato — não ter preparado um sucessor.

“Hoje não vejo ninguém no Partido dos Trabalhadores que tenha seu carisma ou seu potencial político”, afirma, considerando alguns possíveis sucessores inexperientes ou sem suficiente apelo popular.

Durante uma recente visita ao Rio de Janeiro, Betto descreveu sua euforia com a vitória histórica de seu amigo há quase 25 anos.

“Foi um momento de imensa alegria para todos nós — e de imensa esperança para o Brasil”, afirma o ativista, lembrando que leu para Lula um trecho do Salmo 72, em sua casa, poucas horas antes de a confirmação de sua eleição.

O salmo diz:

“Ele terá compaixão dos fracos e dos pobres. Ele preservará a vida dos necessitados.”

Betto acredita que a decisão de Lula de buscar a reeleição nasce de sua obsessão pela justiça social — embora o teólogo às vezes considere que seu amigo não tenha sido suficientemente de esquerda e tenha perdido uma oportunidade histórica de implementar uma reforma agrária quando chegou ao poder pela primeira vez.

“Lula é alguém completamente, visceralmente dedicado às questões sociais, por causa de sua própria experiência com a fome e o abandono na infância”, afirma Betto, lembrando que quatro dos 12 filhos de Dona Lindu, mãe de Lula, morreram de fome e extrema pobreza.

“Espero que Lula vença e farei tudo o que puder para que isso aconteça”, acrescenta ele sobre a eleição decisiva da próxima semana, antes de admitir:

“Mas as coisas não são fáceis.”

Tom Phillips
The Guardian